terça-feira, 11 de outubro de 2011

O que é um Cracker ?

Cracker não é a bolachinha salgada!
Não! Cracker não é aquela bolachinha salgada e saudável, muito pelo contrário, um cracker dificilmente trará algum benefício. Cracker deriva do verbo em inglês “to crack, que significa quebrar, segundo algumas fontes, são os aficionados por informática que utilizam seu grande conhecimento na área para quebrar códigos de segurança, senhas de acesso a redes, códigos de programas e demais ações com fins criminosos. 


Há um senso-comum, principalmente na mídia, de que quem realiza crimes virtuais são os hackers, porém a verdade é outra. O cracker é diferente, pois ele invade computadores ou quebra sistemas de segurança por diversão e/ou visando o lucro, ao contrário do hacker.Os hackers, ao contrário do que se imagina, são profundos conhecedores da informática e usam todo esse conhecimento a fim de tornar a informática acessível a todos. Uma prova disso são os softwares livres desenvolvidos por hackers como o Linus Torvalds, criador do Linux e o Richard Stallman, considerado o pai do software livre. Apesar de alguns hackers irem de encontro à lei, eles são movidos pela intenção de promover o conhecimento e auxílio de terceiros, mas nunca para auto-promoção ou destruição do trabalho alheio. Em linhas gerais, hacker é o indivíduo que domina uma área, independentemente de qual seja.Além de cracker significar, em alguns casos, “Pirata Virtual”, a palavra  crack pode classificar programas que tiveram seu código fonte, licença de uso ou chave de registro alteradas. Este tipo de programa geralmente é alterado para que versões shareware , trial ou demo funcionem de forma completa, sem que o usuário necessite comprar sua licença.
Além da terminologia cracker, há outros termos utilizados, como as gírias, para definir cada tipo de usuário. Por exemplo:

Os Newbies são os usuários que acabaram de entrar no mundo da informática, ou seja, estão dando os primeiros passos no mundo virtual. Na maioria dos casos querem dominar o uso do computador para tirar o melhor proveito da máquina em tarefas cotidianas.

Os Luser se parecem com os Newbies, mas são impacientes, ou seja, não querer perder tempo esperando respostas para suas dúvidas, querem tudo para já. O termo Luser surgiu da junção de looser (perdedor) + user (usuário).Além dos crackers de programas ou sites, há os Phreakers. São mais focados em crackear equipamentos eletrônicos e sinais de TV a cabo ou burlar sistemas telefônicos. Há também os Carders que são os crackers de cartões de crédito e sua meta é roubar senhas para poder realizar desde compras online, até saques em caixas eletrônicos.Resumindo. O cracker (não o hacker) é a pessoa que quebra o código de algum programa, por exemplo, e o crack é o programa que foi "crackeado". Lembre-se: programa crackeado significa pirateado, ou seja, é crime! Portanto, tome muito cuidado com seus passos pelo mundo virtual, pois assim como no mundo real, há inúmeras armadilhas nos esperando a cada clique ou descuido.